PROJETO
INTERFACES
PROJETO
INTERFACES
A série INTERFACES é um evento multimeios que apresenta obras do artista sônico & visual LC Csekö em uma interface entre música popular brasileira (MPB), canções do nosso folclore, batucadas, música experimental e scenic/sonic and lighting design. Todas as peças do programa são elaboradas em linguagem atual, com novas técnicas instrumentais, amálgama eletroacústico low tech amplificado, light installation.
Atualmente em sua quadragésima quinta edição, a série INTERFACES é executada pelo Ensemble Batucadanárqica, um coletivo que investe na diversidade em termos de gênero, raça, religião e faixa etária, aglutinando talentosos intérpretes solistas/cameristas com uma significativa contribuição nos cenários nacional e internacional.
Como principais objetivos desta produção, destacamos:
Realizar uma consistente ação cultural de formação de público de concerto;
Apresentar o trabalho desenvolvido por músicos brasileiros na cena de música atual;
Divulgar a produção musical atual do Brasil;
Propiciar experiências diversificadas de fruição de arte e de concerto musical;
Construir/estimular a cidadania crítica ao validar a autoestima por mostrar ao público local a arte produzida por artistas nacionais expoentes em sua atividade;
Contribuir para a inclusão social no leque de ações culturais promovidas pela instituição.
A justificativa do projeto está ancorada na demanda pela implementação de ações culturais que propiciem uma interação mais complexa, próxima e produtiva entre público e artistas brasileiros. Esta complexidade é alcançada por INTERFACES ao conjugar a Oficina de Linguagem Musical com um espetáculo total. Ressaltamos que o evento é apresentado por músicos brasileiros tocando as obras de um compositor nacional atuante, com um rico acervo de mais de 300 obras escritas. A união destas dimensões enseja um aprofundamento para a formação de platéias heterogêneas compostas por amantes de música de todas as idades, além de artistas e professores.
A realização de INTERFACES, oferece um evento multimeios, diferenciado pela estimulação da reflexão, debate, convidando o público a repensar o conceito de cultura e a elaboração de uma percepção audiovisual sofisticada por meio da Oficina de Linguagem Musical – Imersão Inicial. Acrescenta-se assim uma maior amplitude de ação cultural à dinâmica atuação que a instituição desenvolve ao promover outras abordagens artísticas, divulgar artistas brasileiros com grande credibilidade profissional que se situam fora da indústria cultural vigente e renovam a concepção de concerto.